Clube do Bordado

11 de abril de 2013

O Bordado

O Bordado é a arte de enriquecer com pontos decorativos a textura de um tecido e realçar a sua beleza. Pode ser realizado sobre qualquer material flexível, desde couro até gaze, com fios diferentes, e ser enriquecido com vários tipos de ornamentos, como pérolas, pedrarias e etc.

Uma característica do bordado é que as técnicas e fundamentos de origem são as mesmas até os dias atuais. Isto quer dizer que os pontos básicos são sempre os mesmos: ponto cadeia, ponto caseado, ponto cetim, alinhavo e o ponto de cruz.

História do Bordado

Conhecido desde a antiguidade, é difícil identificar a origem do bordado uma vez que o tecido se desgasta com a ação do tempo, nos restando outras artes como pintura e esculturas, além de documentos para se traçar a história dessa antiga arte.
Um exemplo disso são fragmentos de tecidos com bordado a ouro,  que datam de VII a.C., encontrados em tumbas de faraós egípcios.
Para os gregos, foi Minerva quem criou os primeiros bordados. Para os Peruanos devemos a criação à Mama Ella, consorte do soberano Mango Capac, e, segundo os chineses, este teria sido criado pela esposa do Imperador Yao.
A Arte de bordar difundiu-se pela Europa Medieval quando passou a ornamentar as vestes da nobreza e da Igreja Católica. Vestimentas, objetos religiosos e peças do lar bordados eram considerados sinal de riqueza e de status. Algumas técnicas foram levadas pelas imigrantes inglesas para os Estados Unidos no século XVII.

No Brasil, o bordado foi introduzido nos tempos coloniais.


BASTIDORES
Os bastidores são utilizados para sustentar o tecido enquanto este está sendo bordado. Embora não sejam necessários para todos os tipos de bordado, facilitam a execução em alguns trabalhos, além disso, o tecido colocado no bastidor é menos manuseado, o que evita sujeiras no mesmo.
Existem diferentes tipos de bastidores e a escolha é preferência pessoal.

LINHAS, TECIDOS E AGULHAS
A combinação harmoniosa de tecidos, linhas e agulhas de tamanho e tipo apropriados para fazer o ponto escolhido é que define grande parte da beleza do bordado.

Linhas: Podem ser de seda, algodão, linho, lã, metal e sintéticos.  Eles proporcionam diferentes efeitos. Para escolher o fio correto lembre da seguinte regra: "não devem ser tão pesados a ponto de danificar o tecido e nem tão leves a ponto de se tornarem invisíveis".
Tecidos: os tecidos devem ter consistência para reter os pontos, flexibilidade para permitir a passagem da linha e resistência para não sofrer desgaste com o roçar da linha e agulha.
Agulhas: Existe uma agulha específica para cada tipo de trabalho e saber escolher é muito importante, tanto para o desempenho como para a qualidade que se quer obter em um trabalho.As melhores agulhas são feitas em aço, platina ou ouro.  Agulhas feitas em outro material possuem pouca durabilidade. A utilidade de uma agulha é determinada pelo seu tamanho, pela sua espessura, pela ponta afiada ou não e pelo tamanho do olho (buraco onde a linha é enfiada) que determina que tipo de linha ou fio deve ser utilizado.


Para Costurar: Sharps Corrente - agulhas com pontas afiadíssimas e cujos olhos são arredondados e pequenos.
Para Bordar: Darning e Crewel Corrente -
Elas possuem o mesmo tamanho de agulhas de mão em geral, porém, a ponta é bem afiada e o olho é ligeiramente alongado.  Elas são muito utilizadas para bordados e aplicação, pois a ponta afiada ajuda a perfurar mais de uma camada de tecido.
Tapeçaria: Tapestry Corrente - agulhas com pontas arredondadas (sem pontas) e olhos grandes e alongados, ficando a cabeça achatada e mais espessa que o corpo.  Devem ser utilizadas em tecidos de tramas abertas, como cânhamo, linho, étamine, tela etc.  São utilizadas em ponto de cruz, alguns tipos de bordados e tapeçaria em geral.

INSTRUMENTOS 
Para obter bons resultados é importante utilizar instrumentos adequados. A tesoura deve ser pequena, afiada, leve e pontiaguda. O dedal deve se encaixar comodamente no dedo. Sugerimos também um alfineteiro recheado com serragem para guardar as agulhas e prevenir ferrugem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário