Clube do Bordado

O Bordado

O Bordado é a arte de enriquecer, com pontos decorativos, a textura de um tecido e realçar a sua beleza. Pode ser realizado sobre qualquer material flexível, desde couro até gaze, com fios diferentes, e ser enriquecido com vários tipos de ornamentos, como pérolas, pedrarias e etc.
Uma característica do bordado é que as técnicas e fundamentos de origem são as mesmas até os dias atuais. Isto quer dizer que os pontos básicos são sempre os mesmos: ponto cadeia, ponto caseado, ponto cetim, alinhavo e o ponto de cruz.



História do Bordado


Conhecido desde a antiguidade, é difícil identificar a origem do bordado uma vez que o tecido se desgasta com a ação do tempo, nos restando outras artes como pintura e esculturas, além de documentos para se traçar a história dessa antiga arte.
Um exemplo disso são fragmentos de tecidos com bordado a ouro,  que datam de VII a.C., encontrados em tumbas de faraós egípcios.

Para os gregos, foi Minerva quem criou os primeiros bordados. Para os Peruanos devemos a criação à Mama Ella, consorte do soberano Mango Capac, e, segundo os chineses, este teria sido criado pela esposa do Imperador Yao.

A Arte de bordar difundiu-se pela Europa Medieval quando passou a ornamentar as vestes da nobreza e da Igreja Católica. Vestimentas, objetos religiosos e peças do lar bordados eram considerados sinal de riqueza e de status. Algumas técnicas foram levadas pelas imigrantes inglesas para os Estados Unidos no século XVII.

No Brasil, o bordado foi introduzido nos tempos coloniais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário